Como descobrir a causa das tonturas?

Perda auditiva neurossensorial: causas, sintomas e tratamento
30 de maio de 2018
Não cutuque a orelha
22 de novembro de 2018

Como descobrir a causa das tonturas?

Você já sentiu como se estivesse flutuando? Ou não consegue ficar de pé sem perder o equilíbrio? Ou até mesmo sentir que tudo ao seu redor está girando?

Todas estas e outras sensações podem ser referidas por meio das palavras tontura e labirintite, porém são termos muito vagos e representam inúmeras causas que muitas vezes não são resolvidas simplesmente com uma medicação.

A sensação de equilíbrio pleno é obtida por meio da harmonização de nossa visão, propriocepção (sensibilidade e movimentação dos membros do corpo) e labirintos, coordenados pelo nosso sistema nervoso central. Qualquer falha de funcionamento destas estruturas ou da ligação entre elas pode provocar a tontura, e esta pode se manifestar de diversas formas e por diversas causas.

Agora, quando ocorrer uma crise, qual profissional se deve procurar? Otorrinolaringologista, neurologista, psiquiatra ou cardiologista?

Dentro de cada especialidade existe uma subárea que estuda especificamente a tontura e o sistema de equilíbrio, sendo que dentro da otorrinolaringologia é representada pela otoneurologia.

No Instituto Otorrino temos profissionais com formação em otoneurologia, além de grande infraestrutura em exames audiológicos e otoneurológicos, tudo no mesmo lugar, facilitando o diagnóstico da causa da tontura e oferecendo o melhor tratamento possível aos seus pacientes. Marque uma consulta e venha nos conhecer.

Dr. Luis Gustavo Cattai Zamboni
CRM-SP 150789
Formação em Medicina e Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina da USP
Fellowship em Otoneurologia pela Faculdade de Medicina da USP