O que uma boa noite de sono pode auxiliar na minha saúde?

Sinusite: O que você precisa saber
27 de março de 2019
noite de sono

O que uma boa noite de sono pode auxiliar na minha saúde?

Nada melhor do que chegar em casa após um dia extremamente cansativo, tomar um bom banho, deitar na cama e ter uma ótima noite de sono, não é mesmo? Por mais que seja revigorante, muitas pessoas não têm tempo ou simplesmente não conseguem dormir de forma correta. Adultos de 18 a 64 anos necessitam, em média, de 7 a 9 horas de sono para um pleno funcionamento do organismo.

 

Neste texto, separamos para você, quais são as principais vantagens de benefícios de se ter uma excelente noite de sono.

Noite de sono

Previne obesidade

Durante o sono, nosso corpo produz um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, chamado leptina. Quanto menos tempo dormindo, menos produção desse hormônio acontece. Isso faz com que, ao decorrer do dia, a pessoa não se sinta saciada, ingerindo alimentos constantemente.

 

Além disso, dormir mais gera mais perda de gordura. Segundo um estudo feito na Universidade de Chicago, dormir pouco reduz 55% a capacidade de perda de gordura.

Reduz o risco de doenças cardíacas

Segundo estudos, acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e diversos outros problemas cardiovasculares estão relacionados a ficar sem dormir por muito tempo ou ter o sono interrompido várias vezes.

 

Dormir pouco causa um desequilíbrio na produção de hormônios e de substâncias químicas no organismo, o que pode acarretar problemas como as doenças cardiovasculares.

Aumenta o desempenho físico

noite de sono

Através de uma boa noite de sono, nosso corpo produz um hormônio chamado GH. Ele é responsável pelo desenvolvimento estrutural de nosso corpo. Porém, esse hormônio só começa a ser produzido após meia hora de sono, o que é um problema para pessoas que dormem de forma fracionada.

 

Esse hormônio tem o poder de evitar o acúmulo de gordura, combater osteoporose e o desempenho físico. Para quem tem uma rotina repleta de atividades físicas, uma boa noite de sono é primordial.

Auxilia na memória

Pessoas que conseguem ter uma ótima noite de sono conseguem absorver mais informações no dia a dia do que aquelas que não dormem de forma correta. Isso ocorre por conta de um processo chamado síntese de proteínas, responsáveis por conexões neurais que auxiliam tanto na memória, quanto no aprendizado de um ser humano.

Não consigo ter uma noite de sono ideal

Problemas na hora de dormir podem ocorrer por diversos motivos e, entre eles, está relacionados a problemas de respiração. 

O Instituto Otorrino conta uma excelente equipe de otorrinolaringologistas. Oferecemos os mais modernos tratamentos, a fim de atender nossos pacientes de forma personalizada. O objetivo principal do instituto é facilitar a vida das pessoas, proporcionando um serviço de qualidade e seguro. Por isso, realizamos exames, terapias fonoaudiólogas e encaminhamento cirúrgico. Tudo isso no mesmo local.

Portanto, se procura por cirurgião otorrinolaringologista para consultas em relação à respiração, conte com o Instituto Otorrino. Iremos lhe atender da melhor maneira possível. Entre em contato, esperamos por você.