Laringe: o que você precisa saber sobre

Cirurgia de nariz
Cirurgia de nariz: função e estética
18 de fevereiro de 2019
migrânea vestibular
O que é migrânea vestibular?
13 de março de 2019
laringe

Laringe: o que você precisa saber sobre

A laringe é um órgão que se encontra no compartimento  central do pescoço e tem como funções primordiais a respiração, a fonação (voz e fala) e coordenação  entre a respiração e a deglutição . As doenças relacionadas a esse órgão podem se manifestar como rouquidão , falta de ar , engasgos , dor para engolir, tosse persistente e infecções de repetição . As doenças da  laringe podem acometer a todas as idades.

A função do  otorrinolaringologista é oferecer soluções para os  problemas que possam acontecer neste órgão, desde cantores que buscam ajustes finos e precisos , até  distúrbios complexos crônicos de manejo  a longo prazo.

A avaliação desse órgão pode ser feita através de exames como a  nasofibrolaringoscopia, a videoestrobolaringoscopia, e a videoendoscopia da deglutição.

São exames que podem ser realizados no próprio consultório e ajudam no diagnóstico e tratamento.

Nossa clínica conta com profissionais otorrinolaringologistas com formação voltada especialmente para problemas relacionados a faringe e laringe.

Videoestrobolaringoscopia

Usando um sistema de refração  em prismas associado ao efeito de “camêra lenta” causado pela luz estroboscópica, esse exame nos permite  avaliar a ultra-estrutura da superfície das pregas vocais e, consequentemente, nos dá maior precisão na compreensão de alterações que podem causar transtorno da voz e da fala.

Nasofibrolaringoscopia

É um exame feito com um endoscópio composto por fibras óticas que consegue fazer o registro de imagens da região interna do nariz, da abertura dos seios da face, da faringe e da laringe. É uma extensão do exame físico e traz dados importantes para o especialista. Realizado na maioria das vezes de forma ágil e com pouco desconforto. Pode ser realizado em todas as idades.

Videoendoscopia da deglutição

Exame muito parecido com a nasofibroscopia, possui como diferencial o enfoque na compreensão da função faringolaringea da deglutição. Durante esse exame é ofertado o alimento em diversas consistências e é avaliado o seu comportamento dinâmico. Auxilia no diagnóstico e no direcionamento da forma como devemos fornecer os alimentos para que essa oferta seja segura para o paciente. Também não possui restrição de idade.

 

Caso tenha mais dúvidas, entre em contato com o Instituto Otorrino

Saulo L Oliveira

Medico Otorrinolaringologista

CRMSP 145387

RQE 70936