Cirurgia de nariz: função e estética

VHIT
Conheça o exame Video head impuse test (VHIT)
12 de dezembro de 2018
laringe
Laringe: o que você precisa saber sobre
28 de fevereiro de 2019
Cirurgia de nariz

Cirurgia de nariz: função e estética

O nariz, além de ser a porta de entrada para o sistema respiratório, é um dos principais elementos definidores da face.

Diversas alterações anatômicas do nariz prejudicam a sua função e/ou a estética. Essas alterações, dependendo do grau e do incômodo, acabam necessitando de uma intervenção cirúrgica.

Para quem sofre com obstrução nasal por desvio de septo, hipertrofia de cornetos (“carne esponjosa”) e sinusite crônica, a cirurgia visa à melhora da função (melhorar a respiração nasal principalmente) e, a princípio, não altera a estética do nariz.

Caso seja interesse do(a) paciente, a rinoplastia (cirurgia estética do nariz) pode ser associada no mesmo ato cirúrgico explicado acima.

Cirurgia de nariz

Às vezes, a forma e a função estão ligadas de tal forma que a intervenção requer a modificação das duas partes, principalmente em casos em que o desvio nasal é aparente por fora (nariz torto).

Se a insatisfação é apenas estética (paciente que respira bem pelo nariz mas tem queixa quanto à sua forma), a rinoplastia pode ser planejada. É muito importante, na cirurgia, preservar ou reconstruir alguns pontos para manter a boa função nasal.

 

Vale ressaltar que um otorrinolaringologista especializado nesse assunto possui um grande domínio para moldar e manter a função e a arquitetura nasal, condicionando resultados mais naturais e adequados a cada caso.

 

Consulte um especialista no Instituto Otorrino para saber mais.

Dr. Sang Yun Sin, CRM 157376

Otorrinolaringologista especializado em rinoplastia e cirurgia de face pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo