Tratamentos

OTORRINOLARINGOLOGIA PEDIÁTRICA

Rinologia

Dentre as principais doenças que o otorrinolaringologista pediátrico trata destacamos:

Aumento do tecido linfoide (Adenoides e Amigdalas)

Todo tecido linfoide está sujeito a um aumento, especialmente quando estimulado a trabalhar, no entanto esse aumento pode ocorrer de forma descontrolada e leve a sintomas nas crianças. O mais comum é o aumento das adenoides, associada ou não ao aumento das amigdalas palatinas. Quando isso acontece a criança pode apresentar os seguintes sintomas: respiração oral diurna, noturna ou ambas, roncos noturnos com ou sem paradas respiratórias, sono agitado com suor excessivo e babação, agitação diuuna, alteração do apetite, diminuição da taxa de crescimento e alteração do desempenho escolar. Frente a esses sintomas, devemos confirmar o diagnóstico e realizar o tratamento, que consiste na remoção cirúrgica destas estruturas aumentadas. Agora você deve estar se perguntando, essas estruturas são de defesa, então as crianças vão ficar com risco de mais infeções após a cirurgia. Não vemos isso na prática clínica e, nosso grupo, realizou um trabalho entre 2007 e 2008 que mostrou não haver alterações significativas na quantidade das proteínas de defesa após o tratamento cirúrgico. Portanto a cirurgia é eficaz e segura.

Otite Secretora ou Serosa

Trata-se de um processo que acomete os ouvidos das crianças e nessas situações há a formação de um liquido espesso dentro do ouvido das crianças, popularmente dizemos que as crianças estão com catarro no ouvido. Existem várias razões para a presença desse líquido no ouvido das crianças, em geral pode vir acompanhado de aumento das adenoides, mas também pode ser consequência de processos alérgicos.

Amigdalites de Repetição

Podem vir isoladas ou acompanhadas de aumento das amigdalas, em geral as crianças apresentam episódios recorrentes com febre e dor, esses episódios pode comprometer a alimentação e frequentemente causam afastamento escolar, as amigdalites de repetição podem ser tratadas clínica ou cirurgicamente a depender de cadas caso.

Rinite Alérgica

Tem se tornado cada vez mais frequente nos grandes centros e responsável por alterações respiratórias importantes que podem levar a alterações no desenvolvimento facial por conta da respiração oral. Existem diversas formas de tratamento e abordaremos esse tópico de forma específica em outra seção.


CONFIRA OUTROS SERVIÇOS: